quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sabe a última do Português?

Pelo título, parece começo de piada, mas não é(embora para alguns seja mesmo). O português a que me refiro não aquele é da padaria ou do armazém e sim a complicada Língua Portuguesa.

Todos sabem, desde o primeiro dia do ano, a forma como escrevemos mudou. Ressalte-se: apenas a forma como escrevemos mudou, continuamos falando do mesmo jeito.

Há gente contra e gente a favor dessa mudança. Os contras argumentam, entre outros motivos, que todos os livros didáticos atuais serão perdidos, pois terão que ser reeditados, e os velhos, jogados no lixo.

Já quem é a favor – como este que vos fala – destacam que o motivo dessa reforma é a unificação da Língua Portuguesa que, dizem, fortalecerá a língua, já que atualmente há varias maneiras de escrever a mesma coisa, em Português.

A meu ver, as mudanças e os custos de adequação à nova forma de escrever é o preço a se pagar – e não tão caro (apenas 0,5% da escrita no Brasil sofre modificação) – para tornar a nossa língua, já tão complicada de aprender, igual em todos os países que dela fazem uso.

E se você chegou no Brasil agora e ainda não leu milhares de vezes o que mudou, olha aí:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Ortogr%C3%A1fico_de_1990#Principais_altera.C3.A7.C3.B5es

A seguir a mensagem de fim de ano da RBSTV, que usa como tema a reforma ortográfica e suas mudanças:




Alessander Rocha

Um comentário:

  1. eu gostei dessa mensagem de fim de ano. É uma idéia boa e barata, mas ainda não digeri e idéia de reforma, não ¬¬

    ResponderExcluir