sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

facebook X orkut X myspace

O Facebook chegou ao Brasil em 2007 prometendo desbancar o Orkut e o MySpace. Tem falhado. Os usuários estão na casa de 300 mil por aqui e cresce devagar, perdendo até mesmo para outras redes sociais locais. Em relação a seus concorrentes perde em design e praticidade, apesar de ter features próprias como poder montar a árvore genealógica da família, o fenômeno do poker online e algo como um mercadolivre.

MySpace e Orkut possuem muitas coisas em comum, até mesmo ambos têm o aplicativo super pop BuddyPoke.


Muitas das novas idéias do Orkut foram tiradas do Facebook, mas muito bem utilizadas. O Orkut melhorou bastante nos últimos anos, belo trabalho do Google, que apostou em deixá-lo com uma cara brasileira, bonito, simples e fácil de usar, além de agora não precisar da burocracia de ter que esperar um convite para poder participar.

O MySpace oferece o myspace music, onde as bandas podem divulgar suas músicas , terem um music player e manter contato com os fãs, canal de vídeos, também é possível personalizar o background de seu profile, ter um blog...

Quanto aos spams, nosso campeão é o MySpace, seguido por Facebook e Orkut, tendo publicidade de tudo que é tipo, geralmente usando o lado direito da página.

No mundo todo, o Facebook possui em torno de 49 milhões de usuários, enquanto o Orkut 67 milhões e o MySpace 110 milhões. E é importante frisar que a maioria dos usuários do Facebook se concentra na Europa, do Orkut no Brasil e MySpace nos EUA.

É muito improvável que o Orkut perca o posto de nº 1 no Brasil, ainda me arrisco a dizer que seguirá sozinho no monopólio por muito tempo...

Confira algumas I M A G E N S :D do meu "passeio" pelos sites!

Mateus Cunha

3 comentários: